Criado em 04 de setembro de 2006, o Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro – MUSSPE, completa 17 anos de existência. A data de fundação da instituição coincide com o aniversário do seu homenageado, o professor Mateus Rosas Ribeiro (in memoriam). O MUSSPE fica localizado no Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Recife. Este é o único museu dedicado aos solos do estado de Pernambuco.
No acervo do Museu, há um conjunto de peças distribuídas entre monólitos dos principais solos de Pernambuco, minerais,
rochas e fósseis, totalizando cerca de 300 itens. Nele, reúnem-se informações sobre o material de origem e as características morfológicas, químicas, físicas e mineralógicas dos solos pernambucanos e dos minerais, rochas e fósseis, bem como um banco de dados organizado por perfil e respectivos horizontes, que subsidia pesquisas e ações para a gestão agrícola e ambiental desse recurso no estado.
Segundo o Museólogo do Museu de Solos de Pernambuco, Gilvanildo Ferreira, “o MUSSPE tem alcançado êxito em um dos seus principais objetivos, que é o de aproximar os temas relacionados ao solo ao cotidiano dos públicos visitantes, por meio da difusão/popularização do conhecimento oportunizado pelo processo de musealização realizado pelo Museu”.
Nos últimos dois anos, o MUSSPE tem sistematizado de forma mais qualificada sua atuação institucional e buscado alternativas de sustentabilidade financeira. Atualmente, a instituição conta com incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) num projeto de revitalização, ampliação e acessibilidade do espaço, fomentado pelo programa de Apoio a Museus e Centro de Ciência e Tecnologia a Espaços Científico-Culturais. Dentre os objetivos do projeto, destacam-se a elaboração do plano museológico (em andamento), o inventário museológico do acervo e a nova expografia. Também tem acessado com êxito o Edital de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, com bolsas de pesquisa para atuação no Museu. Ambos projetos são coordenados pela Doutora Paula Araújo, gestora do MUSSPE.
As visitas ao MUSSPE são gratuitas, de segunda a sexta, das 08:00h às 17:00h, mediante agendamento.