Ondas de até 2,5 metros podem atingir o litoral nordestino entre as noites de sábado (2) e segunda (4). O alerta de ressaca é da Marinha do Brasil. Segundo a instituição, o aviso vale para na faixa litorânea entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte.
Nesta sexta (1º), a Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que a ressaca tem relação com um sistema de alta pressão. A previsão é de ondas de direção Sul a Sudeste, entre Ilhéus (BA) e Natal (RN).
Com isso, moradores do litoral de Pernambuco precisam ficar atentos e os navegantes devem consultar as condições de clima e evitar ir ao mar, segundo a Capitania dos Portos no estado.
Ainda de acordo com informação da Capitania dos Portos em Pernambuco, ondas acima de 2,5 metros exigem alerta de risco. O fenômeno pode acontecer durante todo o período de duração do aviso.
No início de junho, a Marinha do Brasil fez uma alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros. O aviso vigorou até o dia 8 daquele mês.
Chuva
Por causa do tempo fechado, a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) emitiu, na noite de quinta (30), um alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da Mata. O aviso de estado de estado de observação vale até esta sexta.
Na madrugada e manhã desta sexta, foram registradas precipitações em algumas cidades do interior pernambucano. Em 12 horas, choveu 71 milímetros em Correntes, no Agreste.
Houve 70 milímetros de precipitação em Água Preta, na Mata Sul, e 63 milímetros em Xexéu, nessa mesma região.
Fonte: g1