A Prefeitura do Recife (leia-se João Campos) anuncia nesta quarta o início das obras do Parque Governador Eduardo Campos, que será o maior da cidade e está localizado no terreno do antigo Aeroclube, no Pina. O prefeito João Campos detalhou a construção do novo espaço, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2024 e um investimento de R$ 62 milhões.
O parque promete ser inclusivo e democrático, oferecendo áreas de lazer para todas as idades. A obra beneficiará 12 mil moradores de seis comunidades carentes da área, com a implantação de um Parque Linear com 1,8 km de extensão, além de ciclovia, pista de Cooper e Via Parque.
A área atualmente ocupada por palafitas e outras habitações precárias será transformada em uma nova orla fluvial com diversos equipamentos públicos. O projeto engloba a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que compreende as comunidades de Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio.
O edital prevê investimentos da ordem de R$ 33 milhões. A área requalificada será de 3,5 hectares, com 1,6 km de ciclovia, 1,8 km de Parque Linear, 2,1 km de pista de Cooper e 960m de Via Parque.
No Setor 1, correspondente ao Jardim Beira Rio, serão implantados equipamentos públicos como pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques e praça de leitura. Já os setores 2 e 3, no entorno do braço morto do Rio Pina, ganharão Via Parque com 960m, travessias elevadas, pavimentação em intertravado, acessibilidade e 2 faixas de rolamento que totalizam 5m de largura.
A obra é um importante investimento para a melhoria da qualidade de vida da população das comunidades do entorno do Rio Pina. O Parque Linear será um novo espaço de lazer e convivência para os moradores, além de contribuir para a revitalização da área.